09 de março de 2015

Histórico

A Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência – AEAPcD foi criada pelo decreto número 307, de 16 de maio de 1986, com a função de garantir o pleno exercício da cidadania em benefício das pessoas com deficiência.  A AEAPcD foi modificada pelo decreto número 261, de 13 de março de 2006, passando a contar com quatro assessores – um por área de deficiência.  Em 29 de março de 2010, conforme o decreto municipal número 303, a AEAPcD passa ao status de Secretaria Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Garantir que a pessoa com deficiência exerça plenamente a sua cidadania.

Objetivos

1. Articular as ações relacionadas à politica dos direitos da pessoa com deficiência na Prefeitura Municipal de Curitiba

2. Propor, coordenar, orientar e acompanhar ações e políticas públicas para a promoção, garantia e defesa dos direitos da pessoa com deficiência de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;

3. Estabelecer parcerias públicas e/ou privadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência;

4. Desenvolver ações com instituições não-governamentais, associações representativas, pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores, promovendo a gestão participativa na elaboração de políticas públicas de inclusão.