Registrar

PESQUISAR
Skip Navigation Links

Viva Inclusão

15 de março de 2018

Compondo o Plano de Governo Viva Curitiba, o Projeto Viva Inclusão é composto ações da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que objetivam promover a inclusão social das pessoas com deficiência no município de Curitiba.

 

Sobre o nome do Projeto:

Três vertentes corroboram para a visualização proposta no “Viva Inclusão”: a visão de organismo vivo; a visão de experimentação e a visão de enaltecimento das ações pela pessoa com deficiência em Curitiba.

1.         Viva Inclusão do ponto de vista que a inclusão está viva e latente, como um organismo vivo – a inclusão viva.

Onde a inclusão tem como elemento principal o relacionamento entre os seres humanos. Cada ação ou atividade envolve elementos orgânicos e vivos, por isso sua estrutura de funcionamento está viva e pulsante entre os curitibanos.

Aqui são desenvolvidas ações de contato direto com a população com deficiência, todo o atendimento que a Prefeitura de Curitiba oferece a esta população buscando sua inclusão na sociedade, bem como o relacionamento com as instituições que oferecem tais atendimentos.

2.         Viva inclusão entendida de forma imperativa. Para que as pessoas vivam a inclusão na prática.

A visão de experimentação está relacionada à oportunidade da população sem deficiência entrar em contato com aqueles que as tem, entendendo que a experimentação está diretamente vinculada à vivência e ao contato direto com a diversidade.

Cabem aqui todas as ações de orientação, capacitação e inclusão, que promovem o contato e o conhecimento,visando uma mudança cultural, tendo como resultados a disseminação de conhecimentos e a eliminação das barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais. Em outras palavras, objetiva a inclusão por meio da vivência.

3.         Viva inclusão da mesma forma que se festeja a conquista de algo esperado.

Voltado ao enaltecimento por meio de eventos que comemoram o que já existe e vislumbra um futuro com menos obstáculos atitudinais e comportamentais entre os seres humanos.

Considera-se nesse momento todo o planejamento, acompanhamento e divulgação de resultados bem como os festejos concretos realizados sempre na temática de inclusão do curitibano com deficiência.

   
     

Rua Schiller, nº 159

Cristo Rei, 80.050-260 - Curitiba - Paraná

Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

subir para o topo da página
mapa do site perguntas frequentes