Viva Inclusão mapeia serviços voltados às pessoas com deficiência

23 de dezembro de 2018

• Também foi atualizado o cadastro das pessoas com deficiência atendidas pelos serviços da assessoria. São 2.560 cidadãos cadastrados, dos quais 1,8 mil usuários do Ônibus Acesso, 600 usuários da Central de Libras, 160 da Orientação Jurídica. <br />- Na imagem, ônibus Acesso. o motorista Carlos Aparecido dos Santos e a assistente Valdete Helena Lima Chagas, no transporte do menino Arthur.<br />Foto: Cesar Brustolin/SMCS
  • A Prefeitura conquistou a premiação Mayors Challenge do Instituto Bloomberg, no valor de 50 mil dólares, para desenvolvimento de melhorias no Transporte Especializado Acesso.<br /> - Na imagem, ônibus acesso.<br />Foto: Valdecir Galor/SMCS
  • A Prefeitura promoveu, em novembro, a quinta edição do Mutirão de Curatela ? ação jurídica que transfere a outra pessoa determinadas responsabilidades legais de quem tem algum tipo de deficiência intelectual severa.<br /> - Na imagem, o  responsável pelo programa de inclusão de pessoas com deficiência do Grupo Marista, Rafael Bonfim.  <br />Foto: Ricardo Marajó/FAS
  • Quase 500 pessoas com diferentes tipos de deficiências conseguiram emprego desde que se cadastraram nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) das Ruas da Cidadania, de janeiro do ano passado até agora.<br /> - Na imagem, o carregador Francelon Borges Marafino.<br />Foto: Divulgação
  • A Prefeitura promoveu, em novembro, a quinta edição do Mutirão de Curatela ? ação jurídica que transfere a outra pessoa determinadas responsabilidades legais de quem tem algum tipo de deficiência intelectual severa.<br />Foto: Luiz Costa /SMCS
  • Apresentação do 1º cão guia usado pela PMC, na assessoria da Pessoa com Deficiência. Na imagem, Roberto Leite com o cão Dexter e David Vinicius Gonçalves Ribeiro com a cachorra Amora. Curitiba,02/06/2017.<br />Foto:Levy Ferreira/SMCS<br />
  • Motoristas serão orientados para transporte de cegos com cães-guia.Curitiba, 12/09/2018. Foto : Lucilia Guimarães/SMCS

Também foi atualizado o cadastro das pessoas com deficiência atendidas pelos serviços da assessoria. São 2.560 cidadãos cadastrados, dos quais 1,8 mil usuários do Ônibus Acesso, 600 usuários da Central de Libras, 160 da Orientação Jurídica. - Na imagem, ônibus Acesso. o motorista Carlos Aparecido dos Santos e a assistente Valdete Helena Lima Chagas, no transporte do menino Arthur. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A Prefeitura lançou neste ano o primeiro concurso de boas práticas no campo dos direitos da pessoa com deficiência e criou um novo posto do Sine para promover a inclusão no mercado de trabalho.

Dez projetos receberam o certificado do prêmio Viva Inclusão. A intenção é divulgar serviços direcionados aos cidadãos com deficiência nas áreas da saúde, educação, cultura, trabalho, esporte, acessibilidade, vida autônoma e defesa de direitos.

"O Viva Inclusão reconhece empresas e pessoas que têm programas específicos para esse público. Queremos que as pessoas tenham, além dos serviços da Prefeitura, outras oportunidades", afirma Fernanda Primo, apoio técnico da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.

Inclusão profissional

Novas oportunidades também são encontradas no novo posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que começou a funcionar na sede da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, no bairro Cristo Rei, para facilitar o atendimento a este público.

"Oportunizamos as vagas, além de qualificar os candidatos e conscientizar as empresas para a contratação de pessoas com deficiência", explica Denise Moraes, assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência.

Histórias inclusivas

A assessoria também possibilitou a inclusão de crianças surdas nas sessões de contação de histórias da Casa Encantada do Bosque Alemão, no Vista Alegre. A programação especial em Língua Brasileira de Sinais (Libras) acontece no último domingo de cada mês, às 14h e às 16h.

A contação é feita por professoras de rede municipal fantasiadas de bruxas e intermediadas por intérpretes de Libras.

Outras conquistas

Com a Secretaria Municipal da Comunicação Social e a Urbs, foi articulada uma campanha pela entrada e permanência de cães-guia nos coletivos. Demanda, levantada durante o I Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, feito em agosto.

Roberto Leite, deficiente visual, participou. "Eu tinha muita dificuldade de me locomover de ônibus na cidade. Agora, os motoristas param e falam as linhas, deixam o meu cão-guia entrar", afirma Leite.

Mutirão

A Prefeitura promoveu, em novembro, a quinta edição do Mutirão de Curatela - ação jurídica que transfere a outra pessoa determinadas responsabilidades legais de quem tem algum tipo de deficiência intelectual severa.

Foram 35 casos atendidos, nos quais o curador passou a ser responsável, por exemplo, pela administração de bens e também tem o dever de proteger e zelar pelo curatelado.

Roda de conversa

A roda de conversa em Libras é promovida pela Central de Libras da assessoria uma vez por semana e acompanhada por intérpretes e pessoas surdas voluntárias. Recebe, gratuitamente, o público mais variado.

Izabel Giradeldo é surda desde criança e participa dos encontros para a divulgação da língua. Segundo ela, a comunidade surda almeja que Língua Brasileira de Sinais seja a primeira língua dos surdos e que possa haver a comunicação fluente entre eles e ouvintes. "Por isso, fico feliz em ensinar aqueles que interessam em aprender a nossa língua", afirma Izabel.