Roda Gigante inclusiva integra pessoas com e sem deficiência

21 de dezembro de 2018

• Roda Gigante inclusiva leva alegria para pessoas com e sem deficiência.<br />Foto: Luiz costa/SMCS
  • Roda Gigante inclusiva leva alegria para pessoas com e sem deficiência.<br /> - Na imagem, Andreia Dias é mãe dos meninos Marcelo Dias Higa (5 anos) e Murilo Dias Higa (7 anos).<br />Foto: Luiz costa/SMCS

Roda Gigante inclusiva leva alegria para pessoas com e sem deficiência. Foto: Luiz costa/SMCS

Alegria e ansiedade estampavam os rostos de crianças e adultos que aguardavam para dar voltas na Roda Gigante da Vila de Natal Electrolux. Localizada na Praça Santos Andrade, a roda que é uma das principais atrações do Natal de Curitiba Luz dos Pinhais está funcionando em sessão extra e inclusiva nesta sexta-feira (21/12), até as 22 horas.

Uma equipe da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba, dará apoio aos participantes até as 17h, com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição para os cegos e psicólogas que acompanham as pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Andreia Dias é mãe dos meninos Marcelo (5 anos) e Murilo (7 anos). O mais novo tem síndrome de down. Ela destaca a importância de iniciativas como esta para que todos possam curtir juntos. "A inclusão é normal e tem que acontecer. Nós mães de crianças com deficiência temos que levá-las para participar das atividades. As crianças têm que crescer convivendo com a diferença e ver que na realidade todo mundo é singular", afirma Marcela.

Shirley Ordonio também trouxe toda a família. Mãe de três crianças, ela é uma das idealizadoras do projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) e dos brinquedos adaptados, que percorrem as 10 regionais, em ações para crianças com deficiência. "A verdadeira inclusão é proporcionar as mesmas oportunidades para todos. Nossa família está unida e feliz", afirma Shirley.

As Pessoas com Deficiência sempre têm prioridade de atendimento, de acordo com a lei nacional. A diferença da sessão inclusiva de hoje na Roda Gigante, de acordo com Denise Moraes, coordenadora da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é o suporte especial com profissionais que podem auxiliar o atendimento.

"Queremos que essa ação especial seja vista nos próximos 365 dias de 2019. Que pessoas com e sem deficiência possam aproveitar juntas de atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer. Inclusão é isso", explica Denise.

Os passeios gratuitos na roda gigante começaram em 1º/12, sempre aos sábados e domingos, e já atenderam nos três fins de semana 13,7 mil pessoas. Nesta semana, especialmente, a Roda Gigante vai funcionar na sexta, além do sábado (22/12) e domingo (23/12) que serão os últimos dias da atração.

Estrutura

Com 16 gôndolas e quatro lugares em cada uma, a Roda Gigante comporta até 64 pessoas em um mesmo giro. Com rampa de acesso, a atração é inclusiva e uma das gôndolas é acessível para pessoas cadeirantes. Cada giro vai levar entre 8 a 10 minutos, tempo suficiente para aproveitar o passeio e admirar a vista.

A Roda Gigante faz parte da Vila de Natal Electrolux, que conta com uma Casa do Papai Noel, aulas show de gastronomia com os principais chefs de restaurantes da cidade, e a tradicional feira com barraquinhas de artesanato e gastronomia.